Informativo

Divisão de Alimentação faz controle de qualidade das refeições servidas nos RUs do campus Viçosa

Em função das imagens recentemente divulgadas sobre presença de corpos estranhos nas refeições servidas pelos Restaurantes Universitários (RUs) do campus Viçosa da UFV, a Divisão de Alimentação (DAL), que é vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), informa que atua diretamente no acompanhamento da produção das refeições servidas nos RUs do campus Viçosa e que quando recebidas reclamações as mesmas são apuradas e as devidas providências são adotadas.

Embora os serviços do RU I e RU II do campus Viçosa sejam terceirizados para a empresa Foodleve, a equipe da DAL é responsável pela fiscalização de todos os restaurantes. Isso inclui o RU III, conhecido como MU, o único dos três campi que não é terceirizado, e sim de autogestão. Nesse último, a equipe responde também pela produção do jantar alternativo servido aos estudantes no final do dia.

Composta por profissionais da Nutrição, a equipe da Divisão de Alimentação realiza fiscalização técnica qualificada rotineiramente nos restaurantes. O trabalho envolve o acompanhamento de toda a linha de produção, seguindo as exigências contratuais e a legislação vigente. A fiscalização abrange controles internos do processo produtivo, o que vai da recepção das mercadorias, armazenamento, produção, distribuição das refeições à higienização das instalações.

Além disso, é exigido da empresa prestadora dos serviços, toda a documentação administrativa e sanitária, como alvará de localização e funcionamento, alvará sanitário, manual de boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padronizados, e controle integrado de vetores e pragas por empresa especializada. O acompanhamento é rigoroso, considerando a complexidade e o volume de refeições servidas diariamente nas três unidades do campus Viçosa.

Caso exista interesse, é possível conhecer toda a linha de produção das refeições mediante o agendamento de visitas que pode ser feito pelo telefone 3612-1926 ou e-mail dal@ufv.br. A Divisão de Alimentação se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos em relação à sua dinâmica de trabalho e organização.