Informativo

Encontro com Agricultores Familiares do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na UFV

Agricultores classificados na chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2024, para o fornecimento de gêneros alimentícios para o Restaurante Universitário III (Multiuso), estiveram reunidos, no dia 25 de julho, no campus Viçosa. O encontro, promovido pela Divisão de Alimentação (DAL), teve o objetivo de explicar a eles sobre os processos de compra, entrega e pagamento dos gêneros alimentícios, bem como as características do serviço que atenderão. Foi uma maneira de estreitar os laços entre a Universidade e agricultura familiar e de fazer os agricultores se sentirem acolhidos pela instituição. Os contratos estão em fase de assinatura e, nos próximos dias, o RU III já começará a receber os alimentos demandados na terceira chamada do PAA.

O encontro foi o segundo realizado desde a retomada do programa em 2022. A última chamada aconteceu em fevereiro deste ano. Participaram 20 agricultores e uma associação, dos quais 15 foram classificados para atender à demanda de 14 gêneros alimentícios, adquiridos por meio da modalidade de compra institucional.

Vale destacar que os avanços do PAA foram crescentes na Universidade a cada edição da chamada, havendo aumento do número de itens e do quantitativo adquiridos, bem como de agricultores participantes. A previsão é a de que sejam consumidos, em 2024, no jantar alternativo servido no Multiuso, 6.700 quilos de alimentos da agricultura familiar, o que representa cerca de 10% do total que será gasto com gêneros alimentícios pela DAL.

Para a equipe da Divisão de Alimentação, além da compra contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das famílias de agricultores, incentivar à economia local e fortalecer os circuitos curtos dos alimentos, ela representa ainda a oferta de alimentos frescos, saudáveis e da safra aos estudantes.

As conquistas do PAA na instituição são resultado de um trabalho conjunto da Comissão Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos que idealizou e trabalhou com dedicação para sua retomada e celebra cada resultado alcançado.